“A farmácia como elemento estratégico na gestão hospitalar” é o tema do Fórum de Farmácia Hospitalar da SAHE 2019

Segundo Ana Lúcia, presidente do comitê cientifico, a expectativa do fórum é a troca e a disseminação de conhecimentos técnicos na prática

Fórum da Farmácia Hospitalar, que acontece dentro da SAHE – South America Health Exhibition 2019, tem como tema: “A farmácia como elemento estratégico na gestão hospitalar”, presidida por Ana Lúcia Camargo. O evento é uma grande oportunidade para compartilhar as melhores práticas desenvolvidas em hospitais de referência, além também de abordar o impacto de novas tecnologias na assistência do paciente e da farmácia hospitalar, comenta a Ana Lúcia.

A robotização na farmácia hospitalar propicia maior segurança, rapidez e transparência nos processos, e consequentemente na tomada de decisão. “Tendo em vista que a quarta revolução industrial já chegou à saúde, o Hospital 4.0, na qual, a farmácia hospitalar está inserida, é o futuro inevitável”, discorre a presidente do comitê

Outra questão que será discutida no fórum é a importância que a carreira de farmacêutico especializado, em farmácia hospitalar, tem na área da saúde. Essa profissão é muito valorizada porque permite aos especialista de atuarem em hospitais filantrópicos, públicos e privados. ” Os profissionais de saúde, inclusive o farmacêutico hospitalar, tem como desafio a redução em 50% dos danos graves e evitáveis associados a medicamentos nos próximos 5 anos, aperfeiçoando a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos”, segundo Ana Lúcia.

Acompanhe a entrevista de Ana Lúcia para a SAHE:

SAHE: Como você avalia a importância do Fórum de Farmácia Hospitalar na SAHE 2019?

Ana Lúcia Camargo: O Fórum de Farmácia Hospitalar na SAHE será uma grande oportunidade para compartilhar as melhores práticas desenvolvidas em Hospitais de referência, abordando também o impacto positivo da incorporação de tecnologias na assistência segura ao paciente e a farmácia hospitalar como um setor estratégico na otimização de recursos.

SAHE: Quais serão os principais temas que este fórum pretende levar para o público na SAHE 2019?

Ana Lúcia Camargo: No Fórum de Farmácia Hospitalar serão abordados temas de segurança nos processos logísticos, com foco no recebimento do medicamento até a administração no paciente. Também vamos debater sobre protocolos de Farmácia Clínica baseados em evidências científicas para monitoramento de resultados terapêuticos definidos, com a escolha da melhor opção de tratamento ao paciente, adequada as possibilidades de custeio do hospital.

SAHE: A Farmácia Hospitalar é um elemento estratégico na Gestão Hospitalar

Ana Lúcia Camargo: Sim, a Farmácia tem papel fundamental tanto na qualidade do atendimento quanto na gestão financeira. Considerando o cenário econômico atual e o aumento com gasto em saúde, as instituições precisam preservar a sustentabilidade econômica para manutenção do nível e qualidade da assistência prestada ao paciente. A Farmácia Hospitalar tem papel fundamental na adoção de medidas para assegurar a qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente por meio do uso seguro e racional de medicamentos e materiais médicos.

SAHE: Qual é a sua visão em relação a robotização na Farmácia Hospitalar?

Ana Lúcia Camargo: A robotização da farmácia hospitalar propicia maior segurança, rapidez e transparência nos processos, e consequentemente na tomada de decisão. Tendo em vista que a quarta revolução industrial já chegou à saúde, o Hospital 4.0, onde a farmácia hospitalar está inserida, é o futuro inevitável.

SAHE: A carreira farmacêutica especializada em farmácia hospitalar é bastante valorizada e permite ao profissional atuar em hospitais filantrópicos, públicos e privados. Muitas vezes esses profissionais deparam com estruturas precárias que impedem o pleno exercício da profissão. Quais são os desafios deste profissional no setor na sua opinião?

Ana Lúcia Camargo: Independente dos recursos disponíveis no hospital e de acordo com iniciativa global da OMS lançada em 2017, os profissionais de saúde, inclusive o farmacêutico hospitalar, tem como desafio a redução em 50% dos danos graves e evitáveis associados a medicamentos nos próximos 5 anos, aperfeiçoando a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos. Mundialmente, o custo associado aos erros de medicamento foi estimado em US$ 42 bilhões por ano, ou seja, quase 1% do total das despesas de saúde globais.

SAHE: Quais são suas expectativas para o Fórum Farmácia Hospitalar 2019?

Ana Lúcia Camargo: A expectativa é promover a troca e disseminação de conhecimentos técnicos das práticas vivenciadas entre os participantes que já atuam ou pretendem atuar na área, tendo em vista ser uma Feira de Saúde focada em qualidade e inovação que proporciona bons momentos de networking.

SERVIÇO
Evento: Fórum de Farmácia Hospitalar
Local: SAHE – South America Health Exhbition
Endereço: Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo
Data: 12 a 14 de março de 2019
Mais informações: (16) 3629-3010 – eventos@grupomidia.com

Related Posts
CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA