Fórum de Enfermagem aborda questões prementes em Saúde, como atenção domiciliar, cuidados paliativos e desospitalização

Evento acontece de 13 a 15 de março no Centro de Convenções Pro Magno, em São Paulo, durante a SAHE – South America Health Exhibition; as inscrições são gratuitas

Diante do envelhecimento da população e a maior prevalência das doenças crônicas, os cuidados de transição são um tema que ganha cada vez maior relevância. “Com o avanço da tecnologia, temos uma longevidade maior, junto com o aumento de doenças crônicas. Há necessidade premente de cuidar das pessoas, principalmente quem está envelhecendo, para que tenham qualidade de vida no processo da doença”, afirma Luiza Dal Ben, doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e presidente da Dal Ben Home Care.

Inclusive, segundo ela, o paciente com doença crônica pode permanecer por mais tempo no hospital, mas este não é local para que tenha os cuidados que este tipo de enfermidade exige. E quando o paciente tem a necessidade de continuidade do tratamento fora da instituição hospitalar? “Nem sempre é possível no domicílio da pessoa. Temos a necessidade de clareza dos papéis, sobre quais são as responsabilidades do paciente, da família, dos profissionais de Saúde e do governo. Mas ainda há uma área cinzenta sobre essa questão.”

Um tema cada vez mais relevante e que precisa ser discutido com profundidade pela sociedade, especialmente pelos profissionais de Saúde. A importância do assunto levou Luiza a indicá-lo como temática central do 1º Fórum de Gestão de Enfermagem, que vai acontecer na SAHE – South America Health Exhbition, de 13 a 15 de março, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Não deixe de fazer sua inscrição para o 1º Fórum de Gestão de Enfermagem!

“Precisamos de uma legislação que regulamente esse assunto. Vamos cuidar da pessoa, mas também tem que cuidar da família, que precisa de suporte, precisa de estrutura. Mesmo sendo uma área que ainda precisa avançar muito, os profissionais de Saúde devem participar dessa discussão e aproveitar fóruns como esse que acontecerá durante a SAHE 2018 para se preparar”, destaca Luiza, que é presidente do comitê científico responsável pela organização do Fórum.

Segundo ela, o Fórum de Gestão de Enfermagem destaca a importância de se desenvolver competências para atuação nessa linha de cuidado: “a reabilitação frente à longa permanência em tratamento e cuidados paliativos”. Luiza destaca que a formação profissional em Saúde ainda é muito voltada para cuidados agudos, para atuação no hospital. Mas, segundo ela, também é preciso expandir o preparo dos profissionais para outra área, “no que chamo de extra hospitalar”. “A sociedade está envelhecendo. Precisamos estar preparados para isso”, conclui.

SERVIÇOEvento: 1º Fórum de Gestão de Enfermagem

Local: Sahe – South America Health Exhbition, que ocorrerá no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo

Data: 13 a 15 de março, paralelamente à SAHE 2018

Horário: nos dias 13 e 14, das 9h às 17h30; e no dia 15, das 9h às 12h30

A entrada é gratuita. Os participantes também podem participar de uma causa social, doando 1 kg de alimento não perecível que será destinado à Cruz Vermelha de São Paulo.

 

Related Posts
CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA