Fórum de Gestão em Enfermagem vai discutir a relação entre tecnologia e humanização

Evento faz parte da programação de conteúdo da SAHE 2019

Uma das características da SAHE – South America Health Exhibition é a sua programação de conteúdo. Na edição da feira de 2019 serão mais de vinte fóruns, que proporcionarão ao público mais de 400 horas de conteúdo, com mais de 400 speakers.

Dentre os eventos que fazem parte da agenda da SAHE está o Fórum de Gestão em Enfermagem, que em 2019 abordará o tema “A Tecnologia e Humanização: dimensões indissociáveis para a gestão de enfermagem”.

O assunto é bastante pertinente, já que a tecnologia contribui em vários aspectos na área da enfermagem. “A inserção de novas tecnologias para a gestão na enfermagem é muito importante, pois impacta na diminuição do desperdício e de tempo, proporciona melhora na transparência e na velocidade de comunicação”, afirma Luiza Dal Ben, presidente do comitê científico do Fórum de Enfermagem da SAHE.

Segundo Luiza, a inserção de novas tecnologias na gestão da enfermagem é muito importante, pois impacta na diminuição do desperdício e de tempo, proporciona melhora na transparência e na comunicação. “O desafio está no acompanhamento da velocidade desse avanço por parte dos profissionais da saúde com a qualidade e domínio requeridos. Importante é que favoreça a integração de cuidados”, diz.

Inúmeras tecnologias têm sido colocadas em prática pela Enfermagem, com resultado positivo no cuidado do paciente. E além do avanço dos tratamentos medicamentosos, há o avanço de materiais, que são fundamentais para a segurança durante a assistência do paciente, diminuindo as possibilidades da ocorrência de erros, desde a identificação dos pacientes, até a administração a beira do leito dos medicamentos, e o registro em prontuário eletrônico.

“Já existem os dispensadores de medicamentos, que podem ajudar a lembrar o horário de se toma-los, como também se o estoque está por terminar. Também há equipamentos que conversam e respondem a afagos da pessoa que permanece sozinha em domicílio, e outros que facilitem a mobilidade com segurança para as atividades de vida diária: alimentar-se, vestir-se, andar e higienizar-se”, cita Luiza. De acordo com ela, são máquinas que atendem às necessidades de crianças, adultos e idosos, estimulando a sua independência, auxiliando no cotidiano e aliviando o trabalho do cuidador, principalmente o familiar.

Mas como unir tecnologia e humanização no cuidado? Segundo a presidente do comitê do Fórum de Gestão de Enfermagem, a tecnologia proporciona agilidade na informação, melhora na vigilância e, com isso, possibilita a redução dos riscos, como por exemplo, queda do paciente (sensores desenvolvidos para comunicar movimentos importantes que sinalizem probabilidade de risco, de queda para uma central e aciona a equipe de enfermagem, ou o cuidador, ou o familiar), informação se o paciente está em perigo (tecnologia assistiva – pacientes com demência e necessidades especiais). “Por si só, o contato humano é fundamental. No entanto, quando a tecnologia traz alívio aos familiares do cuidado rotineiro, alívio do peso (equipamentos específicos para a mobilidade), proporciona uma saúde mental aos cuidadores e familiares, o que auxilia para um relacionamento salutar aos que dependem de sua presença”, salienta Luiza.

Além disso, segundo ela, a tecnologia da informação – internet – auxilia os grupos a trocarem suas experiências e a não se sentirem tão isolados no seu dia a dia. “A tecnologia contribui com a gestão da assistência desde que seja fácil o acesso e forneça informações/alertas/segurança para o dia a dia de atuação da equipe para que possa se dedicar mais tempo ao paciente. Ou seja, a tecnologia deve estar a favor da assistência”, conclui.

Para abordar esta temática, seguindo Luiza, o Fórum de Gestão em Enfermagem da SAHE fomentará questionamentos como: a tecnologia é vilã ou aliada no cuidado centrado na pessoa? Os hospitais e equipes estão preparados para a tecnologia a beira leito? A assistência da população que tem crescido em condições de cronicidade? Como implementar a Humanitude no cotidiano da assistência de enfermagem em todos os ciclos de vida da pessoa?

 

SERVIÇO

Evento: Fórum de Gestão de Enfermagem

Local: SAHE – South America Health Exhbition

Data: 12 a 14 de março de 2019

Endereço: Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo

Mais informações: www.sahe.com.br

Contato: (16) 3629-3010 – eventos@grupomidia.com

Related Posts
CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA