Por que a logística hospitalar é tão importante?

logística

A Logística Hospitalar se apoia em quatro colunas: mão de obra qualificada, infra-estrutura para armazenamento de materiais, softwares e execução de projetos. Essas etapas formam o processo de gestão de insumos, que vai desde a chegada desses materiais ao centro de distribuição da instituição até a entrega deles aos responsáveis.

Para que tenha um bom funcionamento, a logística deve associar recursos humanos, materiais e tecnológicos. Dessa forma, os materiais e medicamentos estarão disponíveis em tempo hábil, em quantidade necessária, e no local correto. Tudo isso de maneira segura e com os custos apropriados.

Com uma operação bem alinhada é possível rastrear tudo o que será utilizado nos hospitais e isso pode facilitar, por exemplo, na redução de erros relacionados à administração de medicamentos.

A importância do investimento em soluções em logística

De acordo com Victor Basso, especialista em Segurança do Paciente e Diretor da Opuspac, “existem vários estudos que indicam uma diminuição de 50% dos erros de administração de medicamentos, por utilizar o Sistema de Distribuição por Dose Unitária. Ou seja, enviar desde a farmácia a dose pronta para administrar ao paciente, no lugar de enviar uma caixa para separar nas enfermarias”.

O especialista ainda afirma que o Brasil está bem avançado nessa metodologia e com esse conceito consegue reduzir 6% da quantidade total de erros dentro do hospital.

Em relação ao impacto nas finanças,  Basso diz que os erros na cadeia de logística de medicamentos causam retrabalhos, perdas de remédios, perdas de tempo, entre outros. Sendo assim, acabam sendo responsáveis por um aumento nos custos.

É importante que o investimento em logística hospitalar seja percebido pelos gestores como uma prioridade. Precisam estar sempre atentos à melhorias relacionadas aos recursos humanos, compras, perdas, planejamento, falta de insumos, validade dos produtos, abastecimento da instituição, produtividade da equipe técnica, transparência, novas tecnologias e, por fim, o mais importante: a segurança do paciente.

Ações e melhorias

Os objetivos de melhorias em logística são simples: otimização de tempo, aumento da qualidade do trabalho, diminuição de custos.

Para que as ações sejam bem sucedidas, é importante dar atenção para alguns pontos:

  • Envolvimento da gestão: A resistência à mudança nas organizações está sempre presente e é um fato que ajuda a aumentar a percepção de que a gestão tem pouca preocupação em trazer o novo.

    Assim sendo, é importante que os gestores das instituições de saúde, além de quererem mudanças, estejam disponíveis para contribuir, tendo capacidade de apoiar a melhoria, motivando os recursos humanos a trazerem respostas às necessidades detectadas, e, acima de tudo, fortalecerem a vontade e obrigatoriedade das mudanças no local.

    Com o apoio da gestão, os funcionários se sentem mais motivados, além de terem exemplos a seguir.
  • Melhorias em processo: Não importa qual seja a causa das mudanças ou quais são os problemas existentes, implementar uma filosofia de melhoria contínua tem como objetivo principal atingir a excelência. Se isso acontecer, o processo se torna dinâmico e deve entrar em uma constante evolução, tornando-se um hábito.

  • Investimento em Tecnologia: Atualmente já são muitas as ferramentas de gestão de suprimentos. Elas podem ajudar na melhoria dos serviços prestados pelos hospitais, trazendo um ganho na qualidade assistencial e na economia da instituição.

    O olhar para a automatização, uso de softwares e profissionais capacitados para o uso dessas plataformas é algo que precisa ser levado em conta!

Conclusão

É essencial que todos, tantos gestores quanto funcionários, trabalhem em conjunto. Dessa forma as equipes devem se sentir mais motivadas ao perceberem que suas ideias estão sendo colocadas em prática e que estão contribuindo com o conhecimento para a resolução dos problemas.

O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso das mudanças, afinal, só assim é possível entender a fundo todas as áreas que foram afetadas por problemas relacionados à logística local.

Related Posts
CLIQUE AQUI E SELECIONE O IDIOMA